sexta-feira, 18 de março de 2016

JASON E O VELO DE OURO-MITOLOGIA GREGA





Pélias , sob a proteção do deus Zeus , usurpa o trono da Tessália por invadir o palácio do rei Aristo e matá-lo; mas aprende uma profecia de que ele será derrubado por um filho de Aristo usando uma sandália. Em uma tentativa de frustrar a profecia, Pélias mata uma das filhas de Aristo, Briseis , o que irrita a deusa Hera, pois o assassinato profanado seu templo. Antes Briseis é morto, ela coloca a filha recém-nascida de Aristo, Philomela - seu destino deixou desconhecido - para os braços da estátua de Hera. Enquanto isso, a criança Jason foi resgatado por um soldado de Aristo de ser levantado para a idade adulta para cumprir a profecia. Zeus, irritado por tentativa Pélias 'para confundir seus projetos, determina que Pélias cairão e o filho recém-nascido de Aristo será seu instrumento.
Vinte anos mais tarde ("mas um instante de tempo no Olimpo"),

Jason , o filho de Aristo crescido a masculinidade, salva Pélias de afogamento durante um encontro "acaso" (orquestrada por Hera), mas perde uma sandália para as profundezas do rio para que Pélias reconhece. Ao saber que Jason significa obter o lendário Velocino de Ouro , Pélias ocultando sua identidade a partir da inocente Jason incentiva-lo, na esperança de que ele vai ser morto na tentativa.
Jason é levado para o Monte Olimpo pelo deus Hermes  para falar com Zeus e Hera. Hera deseja-lhe bem, mas acrescenta, como decretado por Zeus, ele só pode invocar sua ajuda cinco vezes.
Ela orienta-o a procurar o Velocino na terra de Cólquida . Zeus oferece a sua ajuda direta para Jason, mas Jason declara que ele pode organizar a viagem, construir o navio, e selecione um grupo de homens mais corajosos e capazes de toda a Grécia , mantendo uma Olimpíada. Zeus, observando que os mais digno da ajuda dos deuses são aqueles que menos invocá-o, concorda e envia Jason de volta à Terra para fazer os preparativos para a aventura.
Homens de toda a Grécia competiram pela honra de se juntar Jason; homens que, por seu navio é chamado de Argo após seu construtor Argus ,  e seu ajudante, a deusa Hera , são dublados os Argonautas . Entre os escolhidos são Hercules  e Hylas . Acastus , o filho de Pélias, é enviado pelo pai para sabotar a viagem.
Na terceira ocasião de pedir ajuda de Hera, ela orienta Jason para a Ilha de Bronze e avisa-o a tomar nada, mas disposições; mas ao mesmo tempo a explorar a ilha, Hércules rouba um broche de pino do tamanho de um dardo de uma câmara do tesouro encimada por uma estátua de Talos , que ganha vida e ataca o Argo . Jason novamente torna a Hera, que orienta o para abrir um tampão cilíndrico na parte de trás do calcanhar de Talo , libertando vital do último icor . Derrotado, Talos cai no chão, esmagando Hylas; depois do que Hércules se recusa a sair até que ele verifica a morte deste último. Os outros Argonautas se recusam a abandonar Hercules, para que Jason convida Hera novamente. Ela lembra Jason esta é a última vez que ela pode ajudá-lo e confirma que Hylas está morto e que Hércules não vai continuar com os outros, e direciona-os a procurar o adivinho cego
Phineas , o qual encontram atormentado por duas harpias enviado por Zeus para castigá-lo por mal uso do seu dom de profecia ; estas fêmeas aladas roubaria Phineas 'comida deixando-o apenas restos fétidos. No retorno para aprisionar as Harpias, Phineas dá direções Jason e apresenta-o com um amuleto . Para chegar a Cólquida, eles devem navegar entre as rochas conflitantes
que vêm junto e esmaga qualquer navio de tenta passá-los. Quando
Jason compromete remo através destas rochas escuras, seu navio fica preso no mar violento. Em desespero, Jason apela ao fim dos deuses e joga presente Phineas 'para a água; após o que o deus Triton sobe de espuma do mar e mantém as rochas no local tempo suficiente para a Argo  passar. Eles pegam três sobreviventes de um outro navio, entre eles Medea
Na Cólquida, Acastus e Jason discordam sobre como abordar o rei da Cólquida, e, eventualmente, lutar. Desarmado, Acastus pula no mar para escapar. Acreditando estar morto, Jasão e seus homens aceitam o convite do Rei Aeetes para uma festa, onde são capturados e presos. Posteriormente, Medéia, apaixonada por Jasão, ajuda ele e seus homens a fujir. Acastus tenta roubar o Velocino, mas é mortalmente ferido por seu guardião, Hydra,  a quem Jasão mata para pegar o velo, Aeetes, em perseguição, semeia os dentes
da Hidra, depois de rezar para a Deusa Hecate, produzindo um exercito de esqueletos. Quando Medea é ferida por uma flecha na batalha, Jasão usa o velo de ouro para cura-la. Ele ordena a Argus para levar Medea para o navio, enquanto ele e dois de seus homens lutam contra os esqueletos. Quando os dois companheiros estão mortos, Jasão pula de um penhasco, caindo no mar para "Afogar os esqueletos" e foge para o navio. E começa seu retorno a Tessália, no Olimpio, Zeus e Hera diz que vai convocar Jasão novamente.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário